Presentes

Deixo o meu agradecimento por todos os presentes que recebi. Um obrigado especial pelos presentes que "vegetam". Mal posso esperar pelas flores. Obrigado também pela companhia e por todas as outras surpresas!

2 comentários:

  1. Meu caro Rubus.
    Grato pela Informação sobre a flor que postei e que não sabia o nome. Vou fazer nova postagem da mesma mas, já aberta e já com o respectivo nome. Pode estar ciente que logo que seja possível enviar-lhe-ei alguns exemplares. Estão nesta época em estado de floração. Dão um pequeno bolbo mas estas foram obtidas de semente que espalhei por vários lado. São realmente belas e, dão mais do que uma flor em cada pé. Julgo não ser a época mais apropriada para as enviar. no entanto pode ficar ciente que se não morrer antes receberá em sua casa. Sabe!!! nos anos de 1962 a 1968 vivi em Sintra, mais precisamente nas Mercês, na rua João 21. Calcorrei a serra de sintra muitas vezes e, Monsserrate. Fui um dos combatentes do grande incêndio na serra da Peninha em que faleceram uma certa quantidade de militares que combatiam as chamas. Eu tinha uma viatura rádio e, a minha sorte foi abandonar a viatura e fugir para o lugar certo. Ainda hoje sinto arrepios ao ver retirar os militares agarrados uns aos outrs dento duma mina de água, todos mortos, outros de barriga para baixo e quando os voltamos sairam-lhes as partes ventrais. Coisa horrível.

    ResponderEliminar
  2. Agradeço a sua oferta. É uma planta muito interessante que tive há muitos anos. Na altura não sabia que era anual e limitei-me a corta-la rente ao solo quando murchou, pois as suas congéneres rebentam muito bem. Mas claro que esta nunca mais rebentou. Aproveito para o avisar que é uma planta um pouco perigosa para quem tem animais que gostem de 'fazer jardinagem' por si próprios.

    Estes dias de intenso calor fazem pensar nesses perigos. Tenho fotografado muitas dessas minas. Imagino que a inalação de fumo tenha sido fatal a muitos. De facto, em último recurso as minas poderiam ser usadas como refúgio mas as ligações com poços verticais criam um arejamento que puxa os fumos para dentro das minas. Nestes momentos é que há reflexão sobre os perigos de viver no meio de tantas árvores. Frequentemente há muitas críticas sobre os trabalhos de abate de árvores e limpezas. Até hoje só vi trabalhos que em muito melhoraram a qualidade de ambos os Parques, diminuiram os riscos inerentes e restauram vistas e espaço para os exemplares importantes. Acho que sobretudo deveria haver mais cuidado nas críticas. Geralmente quanto mais acutilantes, menos informadas são. O declive e a densidade de vegetação, e os acessos em Sintra são uma combinação muito perigosa. Às vezes é preciso sacrificar parte do 'verde' para evitar o 'cinzento'.

    Espero ouvir mais dessas lembranças de Sintra, mas desta vez boas. Obrigado pela oferta e pela visita!

    ResponderEliminar


Todas as fotos são propriedade do autor excepto se mencionado. Pede-se a quem as quiser usar que peça autorização, indicando a finalidade.
All the photos are property of the author unless otherwise stated. Who wishes to use them should request authorization, indicating the purpose of use.